Sugestões para quem quer ser Corredor de rua

Carlos Ventura
Carlos Ventura

A pessoa que decidir ser corredor de rua deve ter como alicerce a seguinte filosofia:
A base do seu trabalho deve ser no início longa e lenta, desenvolver um conceito de ritmo.
Saber da necessidade do repouso e da alimentação, da disciplina que é o ponto básico e da humildade.
Não há limites para o corredor que queira evoluir, progredir… O corredor deve ter objetivos definidos, saber da relação entre motivação e ansiedade, da expectativa e da realidade.
O nosso candidato a corredor deve saber da importância da variação dos terrenos onde vai fazer percursos.Costumo dizer que correr no terreno plano é “perfumaria”, milhares fazem isto nos fins de semana.
Treino não é competição, não é briga, o atleta deve seguir rigidamente a linha de programação planejada pelo seu técnico.
Deve anotar todas as sua atividades diárias, a agenda é fundamental para tudo.
Os grandes desafios podem ser: a São Silvestre, a Maratona, uma prova no seu bairro, um longão, subir a estrada que leva ao Pico do Jaraguá, correr da Ponta da Praia até São Vicente.
Não ter ilusão de patrocínios, partir para o grande desafio, com espírito de vencedor, não ficar se queixando a todos dizendo: me falta isto, me falta aquilo, não tenho dinheiro, não me alimento direito, não tenho tempo para treinar e por aí afora. Isto o  torna um indivíduo chato, desagradável, inoportuno.  Nínguem quer vê-lo por perto.
Costumo dizer de forma quase que radical: Ser corredor de fundo, ser corredor de rua é de uma nobreza ímpar, é um verdadeiro sacerdócio. Na verdade o corredor de fundo é até  muitas vezes um pouco anti-social, ele não vai a festas, dorme cedo, não bebe, não fuma.
Para finalizar:  você que pretende entrar no seleto roll dos corredores de rua, que quer ser diferenciado, aprenda a ouvir, falar pouco, saber lidar com dores musculares, saber diferencia-las de contusões.
Tenha respeito por todas as pessoas que correm, melhores ou piores que você. Aí então voce será um corredor, respeitado.
boas corridas!!!

Carlos Gomes Ventura

Professor de Educação Física, Administrador de Empresas, com especialização em Atletismo e Administração Esportiva. Atuou como: Gerente de Esportes e Técnico de Atletismo do Esporte Clube Pinheiros, S. Paulo Futebol Clube – SESI. Técnico no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa SP-SP e seleções brasileiras em Campeonatos Mundiais, de Maratona, de Cross, Jogos Ibero Americanos, Campeonatos Sul Americanos, Jogos da Juventude na Itália, Seleção de Cadeirantes em Jogos Pan Americanos . Atualmente Presidente TJD da FPA, membro da Academia Olímpica Brasileira e Academia Olímpica Internacional, do Clube Fior de Roccia – Milão. Premio Abril de Jornalismo. Conselheiro da Corpore – Professor Universitário – Palestrante. Técnico duas vezes campeão da São Silvestre. Com atletas nas Olimpíadas de Seul, Barcelona, Moscou, Los Angeles, Atlanta e Jogos Pan Americanos. Autor dos Livros “Corredor de Rua”,”Aprendendo a Correr” e “Manual do Corredor”. Articulista e comentarista de Atletismo.

2 thoughts on “Sugestões para quem quer ser Corredor de rua

  1. Excelente artigo.. espero ter a oportunidade de ler o seu livro. Fui sua atleta No centro Olimpico… e sei da excelente experiencia que vc tem sobre corredores… parabens e sucesso !!!!

  2. eu sempre tive o desejo de ser corredor eu corro bastante rsrs mais eu preciso de treinamento certo, fazer exercicios corretamente ,estar preparado, mais eu corro muito mesmo, mais pra manter o folego preciso treinar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s