A importância de aquecer e desaquecer nos treinos de corrida

Por Pablo Nunes*

De forma geral, o treinamento se divide em três etapas: o aquecimento, a parte principal e o desaquecimento  ou volta à calma. Além do treino em si, o aquecimento e o desaquecimeno são fundamentais. Saiba, abaixo, o porquê.

Benefícios do aquecimento


(5 a 20 minutos, dependendo das condições ambientais e da natureza da atividade do treinamento)
:: Aumenta o débito cardíaco e o fluxo sanguíneo aos músculos esqueléticos que serão utilizados na atividade principal, melhorando a transição do estado de repouso para o de exercício;
:: Aumenta a temperatura muscular, que eleva a atividade enzimática;
:: Dá a oportunidade ao atleta de realizar exercícios de alongamento que aumentam a amplitude dos movimentos das articulações envolvidas;
:: Apesar de dados limitados por poucas pesquisas, acredita-se que um aquecimento adequado pode reduzir a possibilidade de lesões musculares ou tendinosas decorrentes de distensões ou entorses.

Benefícios do desaquecimento

(10 a 30 minutos, dependendo das condições ambientais, da idade e do nível de condicionamento físico do individuo e da natureza da sessão de treinamento)
:: Ajuda no retornoo sangue “acumulado” nos músculos esqueléticos que se exercitaram à circulação central;
:: Auxilia no retorno gradual da freqüência cardíaca e pressão arterial aos níveis normais. Essa etapa é importante para reduzir a possibilidade de um quadro de hipotensão posterior à sessão e também proporcionar um relaxamento dos grupamentos musculares envolvidos;
:: Similar ao aquecimento, a duração do desaquecimento pode variar de 10 a 30 minutos, dependendo das condições ambientais, da idade e do nível de condicionamento físico do individuo e da natureza da sessão de treinamento.
Para otimizar os resultados e não correr riscos como possíveis lesões musculares, não deixe de passar por essas importantes etapas de um treino adequado e seguro.

* Prof. Pablo Nunes é pós-graduado em fisiologia do exercício e avaliação morfofuncional e em administração e marketing esportivo; Personal Trainer, técnico de triathlon e corrida, professor de spinning e atleta de Ironman.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s