Licopeno é importante aliado dos corredores expostos aos raios solares.

Juicy tomatoes and tomato juice

Faça chuva ou faça sol, a corrida é sempre um prazer para os amantes dessa atividade que, além de um bom preparo físico, também exige dos atletas uma alimentação adequada para manter o corpo em forma.
Correr faz bem, e para quem mora em um país abençoado por Deus e bonito por natureza o sol é quase sempre um companheiro de corrida. Por isso, é fundamental o uso do filtro solar para proteger a pele dos efeitos solares que causam o envelhecimento cutâneo e, consequentemente, as indesejáveis rugas. O consumo de alimentos ricos em licopeno também é um grande aliado na saúde e beleza da pele.
O licopeno é o carotenoide com maior poder  antioxidante e possui influência benéfica no combate às rugas. Os carotenoides, presentes em grande quantidade na pele, protegem-na dos raios ultravioleta, sabidamente causadores do aumento da produção de radicais livres.
Com a correria do dia a dia, literalmente, nem sempre é possível atingir a dose recomendada desse composto. Encontrado no tomate e seus derivados, na goiaba vermelha, na melancia, na pitanga, no pimentão, na beterraba e no mamão, o licopneo corresponde de 30-64% do total de carotenoides da dieta, o que equivale, aproximadamente, a 3,7mg/dia.  De acordo com o estudo da Universidade de Toronto, Canadá, para atingir a dose recomendada e garantir os benefícios à saúde deve-se consumir 35mg de licopeno diariamente, equivalente a:

– 10 unidades médias de tomates crus
– 9 fatias médias de melancia
– 5 colheres (sopa) de pasta de tomate
– 5 ½ unidades médias de goiaba vermelha

Sendo assim, uma alternativa aos corredores preocupados com os efeitos dos raios solares é a cápsula de licopeno. “A suplementação em cápsulas garante a ingestão da dose de licopeno recomendada com maior praticidade, complementando a quantidade proveniente dos alimentos”, afirma a nutricionista Tatiana Barão.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

Cozidos são bem melhores!
Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas… fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do “superpoderoso” Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle dapressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

Receita: Suco de Licopeno

Ingredientes:
1 xícara (chá) de tomate maduro picado
2 xícaras (chá) de goiaba vermelha picada
2 xícaras (chá) de melancia picada
5 xícaras (chá) de água
5 colheres (sopa) de áçucar
gelo a gosto
Modo de preparo: Cozinhe o tomate com a goiaba e um pouco de água. Deixe esfriar e reserve . Retire as sementes da melancia e coloque no liquidificador: Junte o tomate e a goiaba cozidos, as 5 xícaras (chá) de água e bata bem. Coe, acrescente o açúcar e o gelo.

Fontes:

Revista Crescer / e3 Comunicação &arketing / Mídia Sport / Copacabana Runners

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