” Dicas ” úteis para quem corre.

 


– A corrida de uma maneira geral provoca um desgaste muito grande, por isto é mais importante o repouso do que o treino estafante
– Biologicamente não é indicado trabalhar treinos de um só tipo durante muitos dias. Quando isto ocorre, os sistemas psicológico, nervoso e muscular adaptam-se de vez ao trabalho e acaba acontecendo um acomodamento destas áreas citadas.
– É comprovadamente aceito que correr longas distâncias com batimentos cardíacos baixos provoca uma capilarização maior, uma melhor tonicidade muscular do coração e uma evolução do sistema pulmonar.
– Cuidado com os excessos, pois a sobrecarga de trabalho causa esgotamento, prejudicando a  “performance”.  Quando você sentir-se irritado pode ser  sintoma clássico de “overtraining”.
– Não procure copiar ou imitar o que fazem os campeões ou o que as revistas de atletismo sugerem. Algumas revistas publicam planilhas absurdamente  incoerentes. Treinamento é algo muito individual e muito particular.
– Treine pelo menos uma vez ao dia, alternando o piso onde for correr. Não existe bom corredor que treine somente no terreno plano, como em Copacabana, Ibirapuera, Villa-Lobos. O melhor passaporte para um bom desempenho é o terreno acidentado.  O resto é “perfumaria”.
– A sua melhora no treinamento acontece quando ocorre uma variação de intensidade e volume.
– Nossos fundistas de maneira geral, não tem como hábito prevenir-se de lesões, por isto é importantíssimo o alongamento adequado, principalmente para o “tendão de calcâneo “(Aquiles), panturrilhas e coxas.
– Alimentos como pão, arroz, batatas, verduras e frutas fornecem grande parte da energia que você utiliza no “longão”. São combustíveis.
– A hidratação é fundamental, mas lembres-se: nunca em corridas como maratonas, alguém morreu de sede, entretanto alguns por hidratar-se demais ( hiponatremia).

Boas corridas para todos,

Carlos Gomes Ventura

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