A importância do aquecimento

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O que é e para que serve?

O aquecimento é a componente básica. O aquecimento serve para evitar lesões e para preparar o organismo para o esforço físico que se vai realizar, e tem como objetivo ativar o sistema cardiovascular, o aparelho respiratório e locomotor e preparar-nos psicologicamente para a atividade física.

O Aumento Da Temperatura Corporal Resulta Nos Seguintes Benefícios:

. Aumenta a taxa metabólica;

. Aumenta o fluxo sanguíneo local; 

.  Melhoria da difusão do oxigênio disponível dos músculos; 

.  Aumento da quantidade de oxigênio nos músculos;  

.  Aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; 

.  Diminuição do tempo de relaxamento muscular após a contração; 

.  Aumento da velocidade e da força de contração muscular; 

.  Melhoria na coordenação;  

.  Aumento da capacidade das articulações a suportar cargas.

Efeitos do Aquecimento

Efeito sobre as funções cardiovasculares:

. Aumenta a frequência cardíaca;

. Eleva a pressão sanguínea;

. Aumenta a quantidade de sangue em circulação.

Efeito no sistema respiratório:

A frequência e a profundidade da respiração aumentam em função da intensidade e do volume da carga corporal. A falta do aquecimento pode causar a “dor no lado”, pois o diafragma que desempenha um papel importante na respiração, sofre uma super acidificação local causando a tal dor.

Efeito no sistema muscular:

O aumento da irrigação no aquecimento e o calor produzido pelo trabalho muscular aumentam a temperatura de todo o organismo e do próprio músculo, favorecendo o deslizamento das fibras musculares e facilitando a movimentação de tendões e ligamentos.

Efeito nos parâmetros psicológicos:

O aquecimento não só provoca uma melhoria na disposição física, como também da disposição psíquica à performance. Pode também melhorar a atenção na percepção óptica, assim como uma ativação das estruturas centrais, melhorando a coordenação e precisão das ações motoras. 

Tipos e Formas de Aquecimento

Os tipos de aquecimento existentes são:

. Aquecimento passivo: é realizado por meio de saunas, de duchas quentes, de massagens e de fornos, entre outros, e são bastante usados nos casos de reabilitação de lesões por profissionais da Fisioterapia.

. Aquecimento ativo: é subdividido em geral e específico. O aquecimento Geral realizado através de uma atividade física que envolva os grandes grupos musculares, realizando exercícios e movimentos ativos, seguido de um aquecimento Específico realizado de uma forma ativa e dinâmica. Este tipo de aquecimento envolve os grupos musculares que serão solicitados durante a competição ou treino.

. Aquecimento mental: é a imitação dos gestos que serão realizados durante os treinos e competições, esta reprodução mental dos gestos ativa involuntariamente o sistema nervoso e coloca em prontidão o organismo para a realização da atividade a seguir.

. Aquecimento instintivo: é acionado por estímulos dos centros nervosos cerebrais que produzem aumentos da frequência cardíaca e respiratória, provocando o aumento metabólico e elevando a temperatura corporal.

Características Fundamentais do Aquecimento

. Deve englobar todo o organismo.

. Deve ser progressivo em intensidade e deve de acordo com a capacidade, experiência ou grau de treino do desportista.

. Deve ser individual.

. Deve ser adaptado a cada modalidade.

. O aquecimento ativo deve ser praticado entre 5 a 30 minutos.

. O período de repouso entre o aquecimento e o início da atividade não deve ultrapassar os 10 minutos.

. O aquecimento mantém-se entre um intervalo de 45 a 80 minutos.

. O aquecimento passivo pode ser utilizado para manter os efeitos do aquecimento ativo.

Conclusão

Qualquer pessoa que faça uma atividade física, que pratique um desporto ou algum tipo de treino deve fazer rotineiramente um aquecimento de acordo com o seu organismo, a sua idade e a atividade em questão.

A conclusão é que nunca devemos praticar qualquer atividade física sem um aquecimento prévio. Pois, para um bom desempenho é necessário o aquecimento.

Bibliografia

Livros:

COSTA Manuela, COSTA Aníbal, Educação Física 10/11/12, 2006, 978-972-627-960-0, Areal Editores, Portugal.

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